Representantes Da Confederação Brasileira De Desporto Para Deficientes Visuais Visitam Adevic

Objetivo da CBDV foi conhecer o trabalho desenvolvido pela ADEVIC na formação integral de atletas com deficiência visual.

Representantes da Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais (CBDV) estiveram em Canoas nessa quinta-feira (29) para uma visita especial à Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC). O presidente da CBDV, José Antonio Ferreira Freitas, e o secretário especial, Helder Maciel Araújo, acompanhados pelo presidente eleito do Comitê de Entidades Representativas de Pessoas com Deficiência (CRPD), Moisés Bauer Luiz, foram recebidos pelo vice-presidente da ADEVIC, Eri Domingos da Silva, que também é assessor da Diretoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, presidida presidente Jair Silveira, presente no encontro.

A visita da CBDV teve como objetivo conhecer melhor o trabalho realizado pela ADEVIC em prol da habilitação, reabilitação, atendimento educacional especializado e formação integral de pessoas com deficiência visual. Em mais de vinte anos de funcionamento, a entidade tem realizado a formação integral de atletas com deficiência visual. Entre os atendidos, há integrantes da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco: os irmãos Jonatam Felipe e Adrian, recentemente campeões brasileiros da modalidade, atuando pela AGAFUC.

Durante o encontro, a gestora de Projetos e Convênios da ADEVIC, Luciane Cabral Naibert, e a associada Raquel Erling, jogadora de goalball, destacaram o papel da entidade na formação de base, necessária para que o atleta alcance o alto rendimento.

Para presidente da CBDV, o trabalho educacional para a formação da pessoa com deficiência visual é um aspecto fundamental para todo o atleta com deficiência, especialmente para aqueles que estão na idade escolar. José Antônio falou ainda sobre o programa lançado pela CBDV, que pretende oferecer bolsas de estudos para atletas com deficiência, buscando uma formação profissional que possa prepará-los para o acesso no mercado de trabalho, especialmente os que estejam em final de carreira.

Outro assunto tratado na reunião foi a possibilidade de trazer para Canoas o campeonato Regional Sul de Goalball e uma capacitação para árbitros de futebol de cinco de cegos e Goalball, propostas apoiadas pelos dirigentes da CBDV.

Publicado: