Projetos da ADEVIC

Além dos atendimentos as pessoas com deficiência e seus familiares e cuidadores, é necessário que sejam desenvolvidas ações que facilitem a inclusão das pessoas pertencentes a esse segmente populacional, através de um processo de capacitação. Por compreender essa realidade, a ADEVIC procura trabalhar nos aspectos referentes à abordagem e atendimento as pessoas com deficiência.

Conheça alguns dos projetos que realizamos:

 

Brasilidade Sensorial

Reconhecer a pessoa com deficiência visual não só como consumidora, mas como um cidadão que produz cultura, cumprindo o que dispõe a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei Brasileira da Inclusão, é um dos objetivos do projeto Brasilidade Sensorial. A iniciativa irá proporcionar a 50 pessoas com deficiência visual a inclusão através de oficinas de teatro, música e dança, possibilitando a aquisição de conhecimentos sobre a diversidade cultural do nosso país socializando esse aprendizado numa vertente inclusiva. Financiado pela Lei Rouanet.
 

Caminhos da Inclusão

Por meio do projeto Caminhos da Inclusão, a ADEVIC realiza oficinas e capacitação para as pessoas com deficiência visual, agentes públicos, professores, comunidade, familiares e cuidadores dos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo (municípios pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre/RS), tendo como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência e demais legislações relacionadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência. O projeto Caminhos da Inclusão é financiado pelo Ministério das Cidades –  Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, através de uma emenda parlamentar da deputada Federal Maria do Rosário.

 

Capacitando e Quebrando Preconceitos

Logo do Projeto Capacitando e Quebrando PreconceitosPessoas com deficiência encontram dificuldades no acesso à qualificação e requalificação profissional, em virtude da inexistência de cursos adequados às suas necessidades. Buscando a redução das desigualdades, a ADEVIC, por meio do projeto Capacitando e Quebrando Preconceitos, visa desenvolver o potencial produtivo de cada participante, sem desconsiderar as diferenças individuais. Através da capacitação profissional e inclusão produtiva de pessoas com deficiência, o projeto Capacitando e quebrando preconceitos cria as  condições necessárias  para o acesso ao mundo do trabalho e geração de renda, proporcionando desenvolvimento econômico através do trabalho digno e geração de renda. Com 28 jovens e adultos com deficiência visual, física e intelectual em capacitação nos cursos de Técnico em Massoterapia e Rotinas Administrativas e Comerciais, o projeto Capacitando e Quebrando Preconceitos é financiado pelo Instituto Cooperforte.

 

De Carona Com a Inclusão

Promove o acesso de pessoas com deficiência visual, deficiência múltipla e familiares aos atendimentos oferecidos pela Entidade e aos programas sociais disponíveis, através do acompanhamento domiciliar realizado por associados voluntários e pelo serviço social. São acompanhadas 20 famílias mensalmente.

 

Habilitação e Reabilitação: Alicerces para a inclusão social das pessoas com deficiência, idosos e seus familiares

Visa promover a habilitação, reabilitação e a inclusão social das pessoas com deficiência (visual e múltipla), idosos e seus familiares e cuidadores promovendo ações apara o seu desenvolvimento. São 135 famílias acompanhadas e atendidas mensalmente. Financiado pela Prefeitura Municipal de Canoas – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
 

Educação Especial

Proporcionar às crianças e adolescentes com deficiência (deficiência visual, deficiência múltipla, intelectual e física) Transtorno Global do desenvolvimento, déficit de fala ou com dificuldades de aprendizagem, atendimento educacional especializado nas diversas modalidades, visando à aquisição de habilidades e competências necessárias ao seu processo de aprendizagem, inclusão escolar e social, bem como oportunizar aos jovens e adultos o desenvolvimento de potencialidades, promovendo a autonomia, Capacitação profissional e geração de renda, efetivando sua formação ao longo da vida. Projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas – Secretaria Municipal de Educação/Diretoria de Educação Inclusiva.