Adevic Convida Para Mostra Cultural Inclusiva “Tateando E Vocalizando Percepções"

Um mapa mundo em cor muito clara é exibido como plano de fundo sobre o qual aparece o desenho de diversas mãos coloridas em muitas cores no formato de um globo. Abaixo dele, está escrito com letras pequenas “ADEVIC convida”, e em letras maiores em estilo cursivo na cor roxa: "Tateando e vocalizando percepções"; logo abaixo em letras menores em cor rosa, lê-se "Mostra Cultural Inclusiva em Homenagem ao Dia Nacional do Cego". Mais abaixo, as informações aparecem em letras pretas e menores: Data: 13/12 (quinta-feira), às 18h30, Local: Associação Pestalozzi – Av. Guilherme Schell, 6206 – Canoas/RS. Em seguida, sobre uma linha verde, escrito com letras brancas, as informações: Evento Gratuito. Logo abaixo, o logo da ADEVIC como realizadora do evento, seguido pelos logos dos apoiadores: Associação Legato, Pestalozzi, Diretoria da Pessoa Com deficiência de Canoas e Prefeitura de Canoas.

Evento gratuito marca a passagem do Dia Nacional do Cego, celebrado em 13 de dezembro.

Em clima de Natal, um espetáculo cheio de cultura e arte promete encantar e despertar espectadores para o potencial das pessoas com deficiência. Esse é um dos objetivos da mostra cultural inclusiva “Tateando e Vocalizando Percepções”, que ocorrerá no dia 13 de dezembro, a partir das 18h30, na Associação Pestalozzi, em Canoas.

Promovido pela Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC), com a parceria da prefeitura de Canoas através da Diretoria da Pessoa com Deficiência, e a participação de outras entidades de apoio à pessoa com deficiência, o evento encerra as atividades do Calendário Cultural Inclusivo, caracterizando-se como um encontro artístico de entidades e instituições. A ideia é, por meio do espetáculo, apresentar a pessoa com deficiência não só como consumidora de atividades culturais, mas também como cidadã que produz cultura, cumprindo o que dispõe a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com deficiência e a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 

  Integrantes do grupo de danças “Inclusão Sem Fronteiras” sorriem para a foto; eles trajam roupas do tradicionalismo gaúcho, na maioria, mulheres com longos vestidos de prenda.

Outra atração da noite ficará a cargo do grupo de danças "Inclusão Sem Fronteiras". O grupo, vinculado à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul-ACERGS, celebrou recentemente seus três anos de existência, e estará presente na Mostra Cultural Inclusiva da ADEVIC com uma apresentação especial. (Clique aqui para assistir ao grupo Inclusão Sem Fronteiras em uma apresentação no CTG Sentinela dos Pampas!)

Com a data escolhida, a ADEVIC relembra à sociedade sobre a importância de iniciativas que garantam o direito dessas pessoas à educação e à cidadania. Foi com este objetivo que, por decreto de Jânio Quadros, ficou instituído o 13 de dezembro como o Dia Nacional do Cego, em 1961.

A mostra “Tateando e Vocalizando Percepções” tem entrada gratuita. Prestigie!

Publicado: