Dia Nacional Do Sistema Braille – 08 De Abril

A criação do Sistema Braille representa um marco de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, especialmente para as pessoas cegas.

Foto mostra três crianças atendidas pela ADEVIC lendo Braille. São dois meninos e uma menina ao centro, e estão sentados em torno de uma mesa redonda e branca, no ambiente de uma sala de aula da entidade. No rodapé da imagem, o texto: 8 de abril: Dia Nacional do Braille.

Um sistema de escrita constituído pela combinação de seis pontos em relevo. O Sistema Braille pode ser descrito em apenas uma frase, mas sua importância para as pessoas com deficiência visual é incomensurável. No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille ganhou a data de 8 de abril em alusão ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego e que trouxe esse sistema de leitura e escrita para o Brasil.

Além de possibilitar o acesso à informação e à comunicação, a criação do Sistema Braille representa um marco de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, especialmente para as pessoas cegas. Permitiu a concretização do processo de leitura e escrita, possibilitando a alfabetização de crianças, jovens e adultos, a participação escolar e a formação profissional de pessoas com deficiência visual.

É o que destaca o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC), Eri Domingos da Silva. Ao longo de seus 24 anos de existência, a ADEVIC tem oferecido alfabetização no Sistema Braille para crianças, jovens e adultos, ministrando cursos, promovendo oficinas, e também produzindo materiais em Braille.

Para Eri, o 8 de abril é uma data que precisa ser lembrada todos os anos, uma vez que a criação do Sistema Braille mudou a vida das pessoas com deficiência visual. “Devemos destacar a importância desse sistema na vida das pessoas cegas que, aliado aos avanços da tecnologia, desempenha um papel fundamental nas conquistas das pessoas com deficiência visual”, destaca o vice-presidente da ADEVIC.

Além do professor José Álvares de Azevedo, é necessário homenagear, especialmente, o professor francês Louis Braille, criador do sistema. A ADEVIC presta sua homenagem também às pessoas com deficiência visual, aos professores e técnicos que se dedicam ao estudo, ensino e disseminação desse conhecimento.

 

Publicado: