Dia Nacional Do Sistema Braille – 08 De Abril
A criação do Sistema Braille representa um marco de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, especialmente para as pessoas cegas.
Um sistema de escrita constituído pela combinação de seis pontos em relevo. O Sistema Braille pode ser descrito em apenas uma frase, mas sua importância para as pessoas com deficiência visual é incomensurável. No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille ganhou a data de 8 de abril em alusão ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego e que trouxe esse sistema de leitura e escrita para o Brasil.
Além de possibilitar o acesso à informação e à comunicação, a criação do Sistema Braille representa um marco de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, especialmente para as pessoas cegas. Permitiu a concretização do processo de leitura e escrita, possibilitando a alfabetização de crianças, jovens e adultos, a participação escolar e a formação profissional de pessoas com deficiência visual.
É o que destaca o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC), Eri Domingos da Silva. Ao longo de seus 24 anos de existência, a ADEVIC tem oferecido alfabetização no Sistema Braille para crianças, jovens e adultos, ministrando cursos, promovendo oficinas, e também produzindo materiais em Braille.
Para Eri, o 8 de abril é uma data que precisa ser lembrada todos os anos, uma vez que a criação do Sistema Braille mudou a vida das pessoas com deficiência visual. “Devemos destacar a importância desse sistema na vida das pessoas cegas que, aliado aos avanços da tecnologia, desempenha um papel fundamental nas conquistas das pessoas com deficiência visual”, destaca o vice-presidente da ADEVIC.
Além do professor José Álvares de Azevedo, é necessário homenagear, especialmente, o professor francês Louis Braille, criador do sistema. A ADEVIC presta sua homenagem também às pessoas com deficiência visual, aos professores e técnicos que se dedicam ao estudo, ensino e disseminação desse conhecimento.