Adevic E Oncb Lançam Posto Regional Do Programa Ágora Brasil

Foto com 15 pessoas, sendo 9 mulheres e 5 homens, eles estão de pé na frente da mesa do plenário da Câmara Municipal de Canoas. Na foto estão representantes da ADEVIC, ONCB e do Executivo Municipal.A manhã desta sexta-feira, 24/09, foi de um grande avanço para as pessoas com deficiência visual. A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), em uma parceria, lançaram o quarto posto do Programa Ágora Brasil, um programa de inclusão profissional voltado para as pessoas com deficiência visual, que foi fundado pela Fundação ONCE para Solidariedade com Pessoas Cegas na América Latina (FOAL) há 18 anos. O evento de lançamento ocorreu na Câmara Municipal de Canoas e contou com a participação de representantes da ONCB, ADEVIC e associados da entidade. A ADEVIC foi a entidade escolhida para receber o programa, sendo o primeiro posto na Região Sul do país.

De acordo com o presidente da ADEVIC, José Antonio Guimarães, a entidade vem proporcionando efeitos positivos ao longo dos seus 25 anos na vida das pessoas. “Quando temos a oportunidade de promover emprego, de incluir a pessoa com deficiência visual no mundo trabalho, a gente promove dignidade para ela e todo o seu núcleo familiar”, destacou. José também destacou outros projetos que já foram realizados pela entidade, como o Integrar RS e o Capacitando e Quebrando Preconceitos.

A diretora da FOAL, Estefanía Mirupuri, que participou virtualmente do evento, frisou ser um dia muito especial para as pessoas com deficiência visual, pois o Ágora é um equipamento importante para o segmento. “O posto Ágora permite promover mais recursos humanos e econômicos, além de ser uma ferramenta que promove a inclusão na sociedade. É uma grande conquista”, relatou.

Carlos Ferrari, diretor de Relações Institucionais da ONCB, ressaltou a importância de promover o protagonismo cidadão das pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho. “O Programa Ágora Brasil é um diferencial que conecta empresas, pessoas com deficiência e entidades, sendo uma ferramenta de extrema importância para o segmento, tendo em vista que a deficiência visual é a que menos se coloca no mundo do trabalho, mesmo sendo um dos mais capacitados”, acrescentou.

Para o presidente da ONCB, Beto Pereira, o Programa Ágora Brasil é uma conquista que também representa todos aqueles que antecederam e pavimentaram esse caminho de luta das pessoas com deficiência visual. “É um momento especial para todos que estão aqui, pois o lançamento do Ágora é algo novo e muito representativo para o segmento”, afirmou.

A coordenadora nacional do Programa Ágora Brasil, Melissa Bahia, destacou que o existem muitos mitos na hora de contratar pessoas cegas ou com baixa visão. “As pessoas com deficiência visual são as menos absorvidas no mercado de trabalho, pois ainda existem muitos mitos na hora da contratação. Entre os principais estão o de que é necessário fazer toda adaptação em braile, colocar piso tátil e o custo dos leitores de tela, questões que envolvem o financeiro das empresas. Entretanto, é importante destacar que existem muitos deficientes visuais que não sabem ler em braile, não possuem piso tátil em suas residências e hoje se tem disponível no mercado inúmeros softwares gratuitos e pagos para leitura de tela”, salientou.

O posto do Programa Ágora Brasil na Região Sul será na sede da Adevic, na Rua Maceió, nº 17, no bairro Mathias Velho, em Canoas/RS. O serviço estará disponível a partir de segunda-feira, dia 27/09.

Também participaram do evento representantes da Prefeitura de Canoas, do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, do gabinete do Senador Paulo Paim e empresas.

Publicado: