Adevic Realiza Seminário Regional Sobre A Deficiência Visual – Caminhos Da Inclusão
Crédito da foto: Derli Colomo Jr
Um evento de abrangência regional ocupou o espaço do Salão de Atos da Universidade La Salle com a proposta de debater os rumos necessários à inclusão da pessoa com deficiência visual. A iniciativa, realizada pela ADEVIC (com patrocínio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Prefeitura de Canoas, da Universidade La Salle e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDIP), contou com uma extensa programação, elaborada para proporcionar uma abordagem ampla do tema.
O evento, realizado no dia 28 de agosto, integrou a 22ª Semana da Pessoa com Deficiência de Canoas. Em cada atividade realizada, o tema da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência visual era abordado a partir de diferentes perspectivas. Na palestra magna apresentada pelo mestre em educação Francisco Dutra dos Santos Júnior, os desafios da educação nos caminhos da inclusão; em mesa redonda, os recursos de acessibilidade para a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência visual abordou tópicos como audiodescrição, tecnologias assistivas, Sistema Braille, orientação e mobilidade e o uso de cães guia.
Na cerimônia de abertura do Seminário, o presidente da ADEVIC, José Antônio Guimarães, lembrou de um projeto realizado pela associação em 2018, que contemplou também professores da rede pública de ensino dos municípios de Canoas, São Leopoldo, Esteio e Sapucaia do Sul. “Com isso, hoje temos mais profissionais da educação preparados para ensinar pessoas com deficiência visual. E nós precisamos de muito mais. O caminho da inclusão é um caminho sem volta”, enfatizou.
AGRADECIMENTOS
A ADEVIC gostaria de agradecer e parabenizar a todos os palestrantes, oficineiros e inscritos por proporcionem um grande momento de reflexão sobre os recursos de acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência visual.
Graças a esse envolvimento de todos, acreditamos que atingimos a finalidade de tornar cada vez mais próximo os debates sobre as deficiências e, principalmente, fazer com que a inclusão realmente ocorra nos espaços.
E por fim, um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, apoiadores e à equipe técnica pela dedicação para a realização do evento.
O nosso muito obrigado para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Prefeitura de Canoas, Universidade La Salle e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDIP.